terça-feira, 17 de julho de 2012

Funções na rádio


Inicialmente vamos trabalhar com a composição abaixo. Lembrando que nenhuma função é totalmente estática (ou seja, podemos fazer revesamento das funções) e há possibilidade de ter mais do que uma pessoa ajudando.

1. Produtor: Responsável pela preparação dos programas de média e longa duração. Redige roteiros, orienta reportagem no desenvolvimento das pautas, fornece informações básicas e complementares para os locutores, agenda e faz roteiro das entrevistas e convidados da cada programa, organiza debates e documentários. Ideia de uma grade de programação em: http://vai.la/2Oas outras dicas em http://vai.la/2Oar. O Produtor é fundamental para todo o processo porque vai organizar tudo.



2. Operador de Áudio: Trabalha na mesa de som, sendo responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com roteiro da programação. Recebe transmissões (telefônicas) externas e equaliza os sons, colocando no ar som das gravações e dos microfones em estúdio. Dá pra “brincar” um pouco de operador de áudio com um jogo de DJ no site: http://vai.la/2Oa6.




3. Programador musical: Responsável pela roupagem musical da rádio. Escolhe desde as músicas adequadas à programação até cortinas e vinhetas para programas. Precisa conhecer música e fontes sonoras, bem como o perfil do ouvinte da emissora. Sites com inúmeras e variadas músicas: http://www.soundcloud.com/ Sites com vários grupos e conjuntos musicais: http://www.myspace.com/



4. Sonoplastia/edição: Responsável pela edição das trilhas sonoras, criação e seleção de efeitos especiais, criação das vinhetas e das trilhas. Exemplo de vinheta e cortinas em: http://vai.la/2O9Z . Sites com vários efeitos sonoros: http://www.soundsnap.com/browse ; http://www.buscasons.com/ ; http://www.freesound.org/browse/; http://www.soundbible.com/; http://www.soundboard.com/




5. Repórter fotográfico/cinegrafista: Responsável pela captação de imagens de tudo o que acontece na rádio. A missão é informar através das imagens, de uma maneira que ela “fale por si”. Ver “10 explicações sobre linguagem fotográfica” em http://vai.la/2O7u e também em http://vai.la/2O7t.



6. Locutor(a). Âncora de programas informativos e noticiosos, de programas de entrevistas e debates. Treinar a dicção e pronúncia com os “Trava línguas” disponíveis em http://vai.la/2Oal; http://vai.la/2Oan; http://vai.la/2Oao; e http://vai.la/2Oap.




As imagens que ilustram essa página estão disponível no site http://images.google.com.br/. O material desta página é utilizado exclusivamente para fins educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário