Utilidades




Tutorial básico sobre edição no programa Audacity onde é feito uma vinheta.
Para acompanhar o tutorial baixe os dois audios nos links abaixo:
http://soundcloud.com/marcioluciano76/teo-tudo
http://soundcloud.com/marcioluciano76/23564-150583-lq

Baixe o AUDACITY no site: http://audacity.sourceforge.net/download/


Para a produção dos programas usei muito o Audacity (na sua versão 1.3). Tem muitos tutorias, dicas, macetes e videos de como utilizá-lo. É um programa que não exige muito de quem está começando, mas ao mesmo tempo tem muitos recursos que podem ser aos poucos explorados. Além disso há possibilidade de acrescentar plugins VST (que existem aos montes pela internet) que dão outras funcionalidades ao Audacity.
[link para os plugins VST: http://audacity.sourceforge.net/download/plugins?lang=pt ]
[link para o Audacity http://audacity.sourceforge.net/]


Existe uma distribuição linux específica para criação e edição musical. Ela é interessante de utilizar para quem não pode ou não quer instalar nada no computador. Essa distribuição roda direto no CD. Pra quem tem conhecimento do sistema operacional Linux e se arrisca fora do ambiente do Windows é uma boa dica. Simplesmente porque lá estão muitos programas, basicamente tudo o que precisa para a edição. O nome desta distribuição é o MUSIX. Há outra distribuição que considero mais familiar para quem está acostumado com o windows é a UbuntuStudio.
[link para o Musix http://www.musix.org.ar/]



Inicialmente vamos trabalhar com a composição abaixo. Lembrando que nenhuma função é totalmente estática (ou seja, podemos fazer revesamento das funções) e há possibilidade de ter mais do que uma pessoa ajudando.

1. Produtor: Responsável pela preparação dos programas de média e longa duração. Redige roteiros, orienta reportagem no desenvolvimento das pautas, fornece informações básicas e complementares para os locutores, agenda e faz roteiro das entrevistas e convidados da cada programa, organiza debates e documentários. Ideia de uma grade de programação em: http://vai.la/2Oas outras dicas em http://vai.la/2Oar. O Produtor é fundamental para todo o processo porque vai organizar tudo.



2. Operador de Áudio: Trabalha na mesa de som, sendo responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com roteiro da programação. Recebe transmissões (telefônicas) externas e equaliza os sons, colocando no ar som das gravações e dos microfones em estúdio. Dá pra “brincar” um pouco de operador de áudio com um jogo de DJ no site: http://vai.la/2Oa6.




3. Programador musical: Responsável pela roupagem musical da rádio. Escolhe desde as músicas adequadas à programação até cortinas e vinhetas para programas. Precisa conhecer música e fontes sonoras, bem como o perfil do ouvinte da emissora. Sites com inúmeras e variadas músicas: http://www.soundcloud.com/ Sites com vários grupos e conjuntos musicais: http://www.myspace.com/



4. Sonoplastia/edição: Responsável pela edição das trilhas sonoras, criação e seleção de efeitos especiais, criação das vinhetas e das trilhas. Exemplo de vinheta e cortinas em: http://vai.la/2O9Z . Sites com vários efeitos sonoros: http://www.soundsnap.com/browse ; http://www.buscasons.com/ ; http://www.freesound.org/browse/; http://www.soundbible.com/; http://www.soundboard.com/




5. Repórter fotográfico/cinegrafista: Responsável pela captação de imagens de tudo o que acontece na rádio. A missão é informar através das imagens, de uma maneira que ela “fale por si”. Ver “10 explicações sobre linguagem fotográfica” em http://vai.la/2O7u e também em http://vai.la/2O7t.



6. Locutor(a). Âncora de programas informativos e noticiosos, de programas de entrevistas e debates. Treinar a dicção e pronúncia com os “Trava línguas” disponíveis em http://vai.la/2Oal; http://vai.la/2Oan; http://vai.la/2Oao; e http://vai.la/2Oap.




As imagens que ilustram essa página estão disponível no site http://images.google.com.br/. O material desta página é utilizado exclusivamente para fins educativos.

Abaixo segue um video, super explicativo, sobre o Audacity. Recomendo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário